Em nossos programas de educação corporativa destacam-se cursos e palestras realizados in-company, totalmente adaptados às necessidades de nossos clientes.
Em 24 horas/aula, apresenta um framework para a análise de dados e a tomada de decisão baseada em enfoque multicritério.
Em 16 horas/aula, busca potencializar a eficácia pessoal e profissional por meio da prática do comportamento assertivo. Analisa suas características, posturas requeridas e benefícios. Aborda também o uso da assertividade como fator essencial para o aumento do autoconhecimento, da auto-estima e da capacidade de resolver problemas.
Em 8 horas/aula, apresenta uma metodologia eficaz para a explicitação do propósito e valores ou da visão de futuro, missão, valores e princípios da organização, de modo a torná-la um guia útil e prático para gestão estratégica do negócio.
Em 16 horas/aula, define o conceito de empreendedorismo e destacar sua relevância para as empresas; analisa o perfil e as características dos empreendedores, permitindo uma autoavaliação do próprio perfil empreendedor e a elaboração de um plano pessoal de desenvolvimento; apresenta as etapas do processo de empreendedorismo nas empresas e como montar um plano de negócios a partir da identificação de novas oportunidades; analisa situações típicas vivenciadas pelos empreendedores e a importância da criatividade para a venda interna de idéias; e demonstra a relevância do empreendedorismo para a inovação empresarial e como alinhá-lo com as estratégias.
Em 24 horas/aula, apresenta as características de um líder bem-sucedido, bem como identifica o que são e como trabalham equipes alinhadas.
Em 24 horas/aula, efetua a capacitação de consultores organizacionais, do ponto de vista de suas atribuições técnicas e de relacionamento interpessoal, conforme o Body of Knowledge do IMC - Institute of Management Consultants, dos EUA. Curso certificado pela ABCO - Associação Brasileira de Consultores.
Em 40 horas/aula, capacita instrutores para o aprendizado de adultos, com base nos modernos conceitos de andragogia, learning organization e gestão do conhecimento, conforme o Body of Knowledge do IBSTPI - International Board of Standars for Training, Perfomance and Instruction, dos EUA.
Em 24 horas/aula, apresenta os mais recentes desenvolvimentos na área da Gestão do Conhecimento, assim como modelos e abordagens que permitem identificar e monitorar o Capital Intelectual das organizações. Discute a Gestão do Conhecimento na perspectiva organizacional, identificando suas características, analisando exemplos atuais e apresentando modelos para a sua efetiva gestão. Visa à formação de gestores com metacompetência transdisciplinar para atuar no novo ambiente de negócios no qual a Gestão do Conhecimento, o Capital Intelectual e a compreensão e vivência da incerteza decorrerão da reflexão sobre as “verdades científicas” que determinam um desconhecimento a ser entendido para garantir vantagens competitivas sustentáveis.
Em 24 horas/aula, forma gestores para atuarem como coaches eficazes no desenvolvimento de competências empresariais de suas equipes. Apresenta as principais abordagens de competências de liderança utilizadas pelas empresas de classe mundial (liderança, planejamento, delegação, comunicação, tomada de decisão, criatividade/solução de problemas e competitividade) e as abordagens da competência emergente proposta pela Mettodo para o desenvolvimento de lideranças (neoscientia, noética, enactiva, caoplexa e gestão).
Em 16 horas/aula, discute as competências essenciais para a formação de um líder orientado para resultados, permitindo aos participantes uma reflexão auto-avaliativa em relação às principais pesquisas mundiais sobre o tema.
Em 16 horas/aula, apresenta uma metodologia de Planejamento Estratégico capaz de proporcionar uma reflexão sobre a visão do futuro, missão, valores e princípios que regem a cultura organizacional, bem como para a montagem de cenários para a definição de ameaças e oportunidades do ambiente externo e de pontos fortes e fracos do ambiente interno, capacitando os participantes para desenvolverem o Plano Estratégico de suas empresas.
Em 16 horas/aula, questiona a forma convencional de elaboração de cenários para o planejamento estratégico, apresentando e refletindo sobre uma nova metodologia para a formulação de cenários com vistas ao desenvolvimento de estratégias empresariais realmente competitivas.
Em 24 horas/aula, combina o conhecimento da sua empresa e do seu mercado com os princípios da ciência comportamental aplicados em situações de vendas consultivas, proporcionando a compreensão prática da dinâmica de negociações e capacitando gestores e vendedores com as competências necessárias para potencializar resultados excepcionais a partir de estratégias inovadoras.
Como aplicar o conceito de storytelling nas empresas para a construção de sentido, estimular insights e gerar ações, motivar para o engajamento e o trabalho em equipe e compartilhar conhecimentos para a solução de problemas.
Apresenta os impactos da Nova Economia baseada no conhecimento no mundo dos negócios, analisando o roadmap de business analytics utilizado pelas empresas orientadas por dados no seu processo de tomada de decisão, como foco na competição analítica, gestão estratégica e inovação.
Apresenta o conceito e a utilização de comunidades de prática utilizadas pelas empresas para compartilhar conhecimentos, resolver problemas e promover a inovação.
Discute o novo conceito de liderança e o perfil do líder orientado para resultados e suas principais competências e sugere métodos e ferramentas gerenciais de excelência para alavancar resultados morais e materiais excepcionais.
Apresenta o contexto da vida hiperconectada, mostrando como a tecnologia pode ser utilizada para simplificar os negócios e aumentar a aprendizagem organizacional, alertando para os necessários cuidados aos seus malefícios quanto utilizada sem critérios.
Analisa como as empresas de sucesso implementam novas práticas de gestão. Tópicos abordados: evitando modismos; a fórmula 4 + 2; práticas primárias e práticas secundárias; pense grande, comece pequeno e implemente sem parar.
Discute as principais escolas da gestão do conhecimento e apresenta uma linha do tempo da sua evolução no mundo dos negócios. Tópicos abordados: contexto da gestão do conhecimento na Nova Economia; conceitos essenciais em gestão do conhecimento e sua utilização nas empresas: dado, só informação e conhecimento; gestão do conhecimento pessoal; gestão do conhecimento organizacional e inovação.
Apresenta os fundamentos da gestão estratégica de negócios, enfatizando a construção de um modelo de gestão baseado em flexibilidade e alinhamento estratégico.
Aborda a temática da dependência digital e do excesso de vida virtual conectada que provoca distúrbios como ansiedade, ruptura da teia social e da exposição demasiada que nos afastam daquelas pessoas que realmente fazem diferença no nosso dia a dia.
Apresenta os conceitos de complexidade e simplicidade no mundo dos negócios e mostra exercícios de simplificação de conceitos de administração para melhorar a gestão empresarial.
Aborda o monitoramento e a análise de cenários em seus aspectos econômicos, sociais e tecnológicos para a descoberta de tendências que permitam moldar a tomada de decisão de empreendedores e executivos. A partir de evidências de uma variedade de fontes, pensamento estatístico e trabalho em equipe, visa orientar a gestão do conhecimento organizacional para a formulação de estratégias empresariais com foco na inovação para garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas.
Discute as principais escolas da Gestão do Conhecimento e apresenta um roteiro prático para a construção e implementação de um sistema de Gestão do Conhecimento organizacional. Tópicos abordados: o fim da epistemologia; escolas de Gestão do Conhecimento; dado, informação, conhecimento e sabedoria; roadmap de um sistema de Gestão do Conhecimento.